O Projeto elementary OS, originário do Canadá, surgiu com a pretensão de se transformar num Sistema Operativo do futuro, reunindo simplicidade, eficiência e facilidade de aprendizagem. Esta intensão justifica que esta Distribuição venha com muitos aplicativos desenvolvidos em conjunto com esta Distro e que, normalmente não se vêm noutras distribuições. Por exemplo, o Browser web padrão é o Midori, o Livro de endereços é o Dexter e o cliente mail é o Postler. Apesar destes aspetos a comunidade assume que pretende construir um sistema intuitivo que permite uma experiência agradável aos utilizadores que chegam pela primeira vez ao Universo Linux.
Este projeto tem características muito interessantes. É claramente um projeto comunitário, muito fiel à filosofia Linux, com um desenvolvimento baseado numa comunidade extensa e orientado para princípios de design e estéticos.
As aplicações desenvolvidas de raíz no seio da comunidade oferecem um visual refrescante e incluem alternativas muito interessantes para os mais variados fins, tais como media e mobile. Para facilitar o acesso às funcionalidades desenvolvidas de raiz, há um repositório de acesso gratuito com um cada vez maior número de aplicações que podem ser instaladas pelos utilizadores através de um assistente gráfico de instalação de utilização muto simples.
Este projeto tem também a particularidade de ter no seu website uma plataforma de desenvolvimento com uma excelente organização que permite que qualquer desenvolvedor se possa inscrever, submeter aplicações no Software Center da Ubuntu, bem como desenvolver novas soluções de forma partilhada com desenvolvedores de todo o mundo.
Design refrescante.
Tendo em conta a sua orientação para o Design esta não é uma distro adequada para ambientes empresariais e de produção. 
du -Sk | sort -nr | less